Sanda (Sanshou): Entendendo as Regras
Lutadores de Sanda em ação

SANDA (SANSHOU)

Entendendo as Regras

A arte marcial que combina o melhor do striking e das projeções, criando um estilo de luta dinâmico e completo.

O que é Sanda?

Sanda (散打) ou Sanshou (散手) é a modalidade esportiva de combate do Kung Fu (Wushu) chinês.

Literalmente significa "mãos livres" ou "combate livre", desenvolvido pelo Exército de Libertação Popular da China na década de 1950.

Combina técnicas de socos (Da) e chutes (Ti)

Integra projeções e quedas (Shuai)

Reconhecido pela Federação Internacional de Wushu (IWUF)

Lutadores de Sanda em ação

A Área de Combate: O Leitai

O Leitai (擂台) é a plataforma elevada tradicional onde ocorrem as competições de Sanda.

Dimensões

Plataforma quadrada de 8 x 8 metros, elevada a 60-80 cm do solo

Segurança

Área externa coberta com tatames de proteção para amortecer quedas

Regra Especial

Sair ou ser forçado para fora do Leitai resulta em penalidade ou pontos para o adversário

Plataforma Leitai para competições de Sanda

Equipamentos e Segurança

No Sanda amador, a segurança dos atletas é garantida pelo uso obrigatório de equipamentos de proteção:

Capacete

Proteção para cabeça, com grade para iniciantes

Luvas

8oz (até 70kg) ou 10oz (acima de 70kg)

Protetor Torácico

Colete protetor para o tronco

Outros

Protetor bucal, genital (coquilha) e caneleiras

Equipamentos de proteção para Sanda

Tempo de Luta: Rounds

As lutas de Sanda são divididas em rounds com tempos específicos, dependendo da categoria e nível da competição:

2

ROUNDS

(Amador)

×
2

MINUTOS

por round

+
1

MINUTO

de descanso

Informações Adicionais:

  • Em caso de empate após 2 rounds, um terceiro round decisivo é realizado
  • Competições profissionais podem ter rounds mais longos (3 minutos)
  • Categorias juvenis podem ter rounds mais curtos (1:30 minutos)

Sistema de Pontuação

Pontuação: Golpes (Da & Ti)

No Sanda, diferentes técnicas de golpes recebem pontuações específicas:

1

Socos (Da)

Golpes efetivos de punho na cabeça ou tronco

1

Chutes na Coxa

Chutes efetivos na região da coxa (permitidos)

2

Chutes (Ti)

Chutes efetivos na cabeça ou tronco

Para pontuar, os golpes devem ser limpos, precisos e causar impacto visível no oponente.

Técnicas de golpes no Sanda

Pontuação: Quedas (Shuai Fa)

O diferencial do Sanda em relação a outras artes marciais é a valorização das técnicas de queda:

2

Queda Limpa

Derrubar o oponente enquanto o atacante permanece em pé

1

Queda Mútua

Derrubar o oponente, mas o atacante também cai

1

Queda Passiva

Quando o oponente cai sozinho sem ser atacado

As técnicas de queda (Shuai Fa) são derivadas do Shuai Jiao (luta livre chinesa) e são um componente essencial do Sanda.

Técnicas de queda no Sanda

Pontuação: Controle da Plataforma

No Sanda, o controle do espaço é fundamental. Sair ou ser forçado para fora do Leitai resulta em penalidades:

2

Forçar Saída

Quando um lutador força o oponente a sair da plataforma

1

Saída Passiva

Quando um lutador sai da plataforma por conta própria

LEITAI

Regra Importante:

Se um lutador sair da plataforma duas vezes durante a luta, seu oponente é declarado vencedor automaticamente.

Como Vencer a Luta

Uma luta de Sanda pode ser vencida de várias formas:

Nocaute (KO)

Quando um lutador não consegue se levantar após a contagem de 10 segundos

Nocaute Técnico (TKO)

Quando o árbitro interrompe a luta por segurança do atleta

Pontuação

Vence quem acumular mais pontos ao final dos rounds

Saída da Plataforma

Quando um lutador sai da plataforma duas vezes

Desistência

Quando um lutador ou seu técnico sinaliza desistência

Desqualificação

Por faltas graves ou acúmulo de penalidades

Em caso de empate após os rounds regulares, um round adicional decisivo é realizado.

Faltas e Penalidades

No Sanda, as seguintes ações são consideradas faltas e resultam em penalidades:

Golpes Baixos

Ataques abaixo da cintura (exceto chutes na coxa)

Golpes na Nuca

Ataques na parte posterior da cabeça

Cabeçadas

Uso da cabeça como arma de ataque

Mordidas

Morder o oponente durante o combate

Atacar Caído

Golpear oponente que está no chão

Passividade

Evitar combate por mais de 8 segundos

Sistema de Penalidades

Admoestação

Aviso verbal
Oponente ganha 1 ponto

Advertência

Falta mais grave
Oponente ganha 2 pontos

Desqualificação

Faltas graves ou
acúmulo de penalidades

Lutadores de Sanda em ação

Sanda: Dinamismo e Estratégia

O Sanda se destaca entre as artes marciais por sua combinação única de elementos:

Versatilidade Técnica

Combina o melhor do striking (socos e chutes) com técnicas de projeção, exigindo habilidades completas do lutador

Estratégia Espacial

O controle da plataforma (Leitai) adiciona uma dimensão tática única, onde posicionamento e domínio territorial são cruciais

Equilíbrio de Regras

Sistema de pontuação que valoriza tanto golpes quanto quedas, incentivando um estilo de luta dinâmico e completo

O Sanda representa a evolução moderna das artes marciais chinesas tradicionais, combinando eficácia em combate com segurança esportiva, resultando em uma modalidade dinâmica, estratégica e espetacular.

Referências

Este site foi elaborado com base nas seguintes fontes:

Federação Internacional de Wushu (IWUF)

Regras oficiais de competição de Sanda

www.iwuf.org

Wikipédia

Artigo sobre Sanshou/Sanda

pt.wikipedia.org/wiki/Sanshou

Câmara Shaolin

Artigo: "Sanda (Sanshou ou boxe chinês)"

www.camarashaolin.com.br/blog/sanda-sanshou-ou-boxe-chines

Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu

Regulamento de competições de Sanda

www.cbkw.org.br

SANDA Boxe Chinês

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