A arte marcial que combina o melhor do striking e das projeções, criando um estilo de luta dinâmico e completo.
Sanda (散打) ou Sanshou (散手) é a modalidade esportiva de combate do Kung Fu (Wushu) chinês.
Literalmente significa "mãos livres" ou "combate livre", desenvolvido pelo Exército de Libertação Popular da China na década de 1950.
Combina técnicas de socos (Da) e chutes (Ti)
Integra projeções e quedas (Shuai)
Reconhecido pela Federação Internacional de Wushu (IWUF)
O Leitai (擂台) é a plataforma elevada tradicional onde ocorrem as competições de Sanda.
Plataforma quadrada de 8 x 8 metros, elevada a 60-80 cm do solo
Área externa coberta com tatames de proteção para amortecer quedas
Sair ou ser forçado para fora do Leitai resulta em penalidade ou pontos para o adversário
No Sanda amador, a segurança dos atletas é garantida pelo uso obrigatório de equipamentos de proteção:
Proteção para cabeça, com grade para iniciantes
8oz (até 70kg) ou 10oz (acima de 70kg)
Colete protetor para o tronco
Protetor bucal, genital (coquilha) e caneleiras
As lutas de Sanda são divididas em rounds com tempos específicos, dependendo da categoria e nível da competição:
ROUNDS
(Amador)
MINUTOS
por round
MINUTO
de descanso
No Sanda, diferentes técnicas de golpes recebem pontuações específicas:
Golpes efetivos de punho na cabeça ou tronco
Chutes efetivos na região da coxa (permitidos)
Chutes efetivos na cabeça ou tronco
Para pontuar, os golpes devem ser limpos, precisos e causar impacto visível no oponente.
O diferencial do Sanda em relação a outras artes marciais é a valorização das técnicas de queda:
Derrubar o oponente enquanto o atacante permanece em pé
Derrubar o oponente, mas o atacante também cai
Quando o oponente cai sozinho sem ser atacado
As técnicas de queda (Shuai Fa) são derivadas do Shuai Jiao (luta livre chinesa) e são um componente essencial do Sanda.
No Sanda, o controle do espaço é fundamental. Sair ou ser forçado para fora do Leitai resulta em penalidades:
Quando um lutador força o oponente a sair da plataforma
Quando um lutador sai da plataforma por conta própria
Se um lutador sair da plataforma duas vezes durante a luta, seu oponente é declarado vencedor automaticamente.
Uma luta de Sanda pode ser vencida de várias formas:
Quando um lutador não consegue se levantar após a contagem de 10 segundos
Quando o árbitro interrompe a luta por segurança do atleta
Vence quem acumular mais pontos ao final dos rounds
Quando um lutador sai da plataforma duas vezes
Quando um lutador ou seu técnico sinaliza desistência
Por faltas graves ou acúmulo de penalidades
Em caso de empate após os rounds regulares, um round adicional decisivo é realizado.
No Sanda, as seguintes ações são consideradas faltas e resultam em penalidades:
Ataques abaixo da cintura (exceto chutes na coxa)
Ataques na parte posterior da cabeça
Uso da cabeça como arma de ataque
Morder o oponente durante o combate
Golpear oponente que está no chão
Evitar combate por mais de 8 segundos
Aviso verbal
Oponente ganha 1 ponto
Falta mais grave
Oponente ganha 2 pontos
Faltas graves ou
acúmulo de penalidades
O Sanda se destaca entre as artes marciais por sua combinação única de elementos:
Combina o melhor do striking (socos e chutes) com técnicas de projeção, exigindo habilidades completas do lutador
O controle da plataforma (Leitai) adiciona uma dimensão tática única, onde posicionamento e domínio territorial são cruciais
Sistema de pontuação que valoriza tanto golpes quanto quedas, incentivando um estilo de luta dinâmico e completo
O Sanda representa a evolução moderna das artes marciais chinesas tradicionais, combinando eficácia em combate com segurança esportiva, resultando em uma modalidade dinâmica, estratégica e espetacular.
Este site foi elaborado com base nas seguintes fontes:
Regras oficiais de competição de Sanda
www.iwuf.org
Artigo sobre Sanshou/Sanda
pt.wikipedia.org/wiki/Sanshou
Artigo: "Sanda (Sanshou ou boxe chinês)"
www.camarashaolin.com.br/blog/sanda-sanshou-ou-boxe-chines
Regulamento de competições de Sanda
www.cbkw.org.br